quinta-feira, 21 de abril de 2011

LED ZEPPELIN

por Rubens Bekerman
Para mim, SEM DÚVIDA NENHUMA, a maior banda de todos os tempos! Claro que isso é uma opinião pessoal, e que não tem nada a ver com eleições de críticos de música.

O grupo formado em setembro de 1968 pelo digníssimo sir James Patrick Page, logo depois que o mesmo abandonou a banda The Yardbirds, onde tocou com Eric Clapton e Jeff Beck, foi um dos mais populares dos anos 70 e de toda história do rock. O grande guitarrista Jimmy Page se juntou à sir Robert Anthony Plant, dono de uma das vozes mais marcantes da música mundial, e aliados ao maior baterista que já existiu, na minha opinião, sir John Henry Bonham e sir John Paul Jones, com quem Page já havia gravado a música Beck’s bolero para dar início ao inimaginável som de LED ZEPPELIN.
O quarteto Jimmy Page (guitarra), Robert Plant (voz e gaita), John Paul Jones (baixo e teclado) e John Bonham foi responsável por números impressionantes como 300 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, dos quais 109 milhões só nos EUA, além de conseguirem colocar TODOS OS ÁLBUNS no Top 10 da parada americana.
Um ponto marcante das músicas do LED, e talvez o que tenha contribuído bastante para ser A MAIOR BANDA DE TODOS OS TEMPOS (na minha opinião, como já disse) é que em todos os gêneros musicais em que se enquadravam, rock, blues, reggae, folk, entre outros, a excelência era registrada com louvor. Ou seja, uma banda que faz várias músicas de ritmos e gêneros diferentes e consegue estar entre as melhores músicas de cada gênero (e ainda bem que não fizeram funk carioca, axé e sertanojo) realmente merece estar num patamar diferenciado de outras bandas.
Desde a morte do baterista John Bonham, em 1980, que colocou fim da banda, o Led Zeppelin reuniu-se apenas em ocasiões especiais. A primeira delas foi em 1985 quando participaram do concerto beneficente Live Aid - com Phil Collins e Tony Thompson (Chic) na bateria.Três anos depois, com Jason Bonham na bateria, tocaram no aniversário de 40 anos da gravadora Atlantic. Em 10 de dezembro de 2007, os três membros originais do Led Zeppelin e Jason Bonham reuniram-se para um tributo a Ahmet Ertegün, fundador do selo Atlantic (morto em 2006), na O2 Arena, em Londres.


Álbuns:
1969    Led Zeppelin
1969    Led Zeppelin II
1970    Led Zeppelin III
1971    Led Zeppelin IV         
1973    Houses of the Holy
1975    Physical Graffiti
1976    Presence
1976    The Song Remains the Same
1979    In Through the Out Door
E após pararem de gravar foram editados:
1982 - Coda
1990 - Remasters
1990 - Profiled
1990 - Boxed Set
1993 - Boxed Set 2
1993 - Complete Studio Recordings
1997 - BBC Sessions
1999 - Early Days: Best of Led Zeppelin Volume One
2000 - Latter Days: Best of Led Zeppelin Volume Two
2002 - Early Days & Latter Days: The Best of Led Zeppelin Volumes One and Two
2003 - How the West Was Won
2007 - Mothership

Essa vale a pena ouvir denovo!

Abraços !

domingo, 10 de abril de 2011

BLACK OAK ARKANSAS


Rubens Bekerman


A banda que inicialmente se chamou The Knowbody Else foi formada em 1965 na cidade de Black Oak, em Arkansas, EUA. Daí o nome da banda admitido em 1970, não muito criativo mas bastante patriota.

A formação original contava com 3 guitarristas Ricky Lee Reynolds (Guitarra) Stanley “Goober” Knight (Guitarra) Harvey “Burley” Jett (Guitarra) Pat Daugherty (Contrabaixo) Wayne Evans (Bateria) James “Dandy” Mangrum (voz).

Após serem acusados e condenados a 26 anos de prisão por roubarem o equipamento de som de uma escola local, o grupo se retirou nas montanhas de Arkansas, onde puderam aprimorar o som para o sucesso que futuramente vieram a fazer.

Com um estilo de rock n’ roll cheio de sexualidade nas letras e nas enérgicas apresentações, principalmente nos figurinos utlizados por Dandy Mangrum, os quais inspiraram artistas como Axl Rose, a banda atingiu o sucesso já em seu primeiro álbum, BLACK OAK ARKANSAS, lançado em 1971.

DISCOGRAFIA
The Knowbody Else -
Black Oak Arkansas -
Keep the Faith -
If An Angel Came to See You, Would You Make Her Feel at Home? -
Raunch 'n' Roll Live -
High on the Hog -
Street Party -
Early Times -
Ain't Life Grand - X-Rated br -
Live! Mutha -
Balls of Fire -
10 Year Overnight Success -
Race with the Devil -
I'd Rather Be Sailing -
Ready as Hell -
The Black Attack is Back -
King Biscuit Flower Hour (live)-
Wild Bunch -
Compilations -
Interview LP's -
Various artists -
Bootlegs –

Fica aí mais uma dica de um bom som pra curtir no talo.

Grande abraço!

domingo, 3 de abril de 2011

GRAND FUNK RAILROAD

Por
Rubens Bekerman


O grande Powertrio dos anos 70 que ainda se encontra em atividade foi, com certeza , um sucesso absoluto em todo  o mundo. É uma pena que no Brasil não sejam tão conhecidos porque sua músicas são fantásticas.
Remando contra a maré do período psicodélico dos anos 70, os integrantes não curtiam nenhum tipo de droga, conforme afirmava o integrante Mel Schacher:  "Somos radicalmente contra todas as drogas e eu sei que muita gente pensa que só tocamos se as usarmos, mas a única coisa que usamos é a nossa própria energia e a vibração de estar no palco diante de tantas pessoas, por isso não queremos nem precisamos de mais nada além de nossa própria adrenalina."
 A banda nasceu em 1964, na cidade de Flint, Michigan, USA, quando quatro amigos se juntaram para formar uma banda. Seu nome original era Jazzmasters e não tocavam jazz como o nome sugere, "mestres do Jazz", mas faziam um rock'n roll tão alto quanto seus amplificadores podiam suportar. Era formado por: Mark Farner, guitarra e vocal; Don Brewer, bateria e vocal; Craig Frost,órgão e piano e Don Lester baixo elétrico.
Após o fracasso da "Terry Knight & The Pack", nome utilizado após a união com Terry Knight em 1967, o grupo volta a se reunir em 69, agora com o nome de GRAND FUNK RAILROAD, inspirada na estrada de ferro Grand Trunk Western, da cidade de Flint. Daí em diante foi só sucesso, e a banda decolou com o lançamento de seu 1º álbum, o PHOENIX.
Vale a pena pesquisar e conhecer essa maravilhosa banda do mais puro ROCK N’ ROLL!
Álbuns
§  1969: On Time
§  1970: The Red Album
§  1970: Closer To Home
§  1971: Live Album
§  1971: Survival
§  1971: E Pluribus Funk
§  1972: Mark, Don & Mel
§  1972: Phoenix
§  1974: Shinin′ On
§  1975: Caught In The Act
§  1975: Born To Die
§  1976: Grand Funk Hits
§  1981: Grand Funk Lives
§  1983: What′s Funk
§  1997: Bosnia
§  2002: Live the 1971 Tour

Abraços e bons sons!